• Psicóloga Ana Luisa Perin

O que é luto e quais são as contribuições da Análise neste processo?

O luto não está relacionado apenas a morte de uma pessoa querida e corresponde a uma passagem necessária diante de alguma perda, assim, este é um processo que pode se referir tanto a morte de uma pessoa, quanto a perda de um emprego, o rompimento de um relacionamento e a perda de um ideal, por exemplo.

O luto, então, tem um caráter singular, pois pode ser vivenciado de várias formas. Porém, existe algo comum neste processo, que é o sentimento de dor e o fato de que este nos convoca a nos reorganizarmos e nos abrirmos a novas possibilidades. Diante disso, é válido ressaltar que a elaboração do luto é necessária, contudo, o caminho a se percorrer para elaborar a perda não é algo simples e, frente a vivências dolorosas, há uma tendência de nos defendermos psiquicamente desenvolvendo sintomas para darmos conta da realidade.

Considerando isso, o trabalho analítico pode ser muito enriquecedor no enfrentamento do luto, já que ele possibilita que o sujeito seja acolhido, se questione sobre essa perda e as decorrências dela, que ele expresse sua dor e a vivencie a partir de sua singularidade, que possam ser concebidos novos sentidos diante do ocorrido, que ele possa ser o protagonista do seu processo de luto e experienciá-lo de forma mais saudável.


Ana Luisa Perin

Psicóloga CRP 08/30624



Psicologia Clínica - Psicanálise - Análise - Luto

Posts recentes

Ver tudo