• Psicóloga Ana Luisa Perin

Você já ouviu falar em positividade tóxica?

Este é um tema que tem sido debatido atualmente nas redes sociais e se refere a um movimento de negar emoções e sentimentos considerados negativos, na busca de exaltar apenas o que se acredita ser positivo.

Se estamos sentindo algo, seja agradável ou não, isso diz sobre nós e, então, não deve ser negado ou ignorado. Assim, é importante que possamos externalizar esses sentimentos e emoções sem cobranças ou culpas, para que possamos encará-los e elaborá-los de nosso modo próprio.

É uma ilusão conceber uma vida sem momentos desagradáveis ou então imaginar que se não se falar ou pensar (conscientemente) sobre eles, estaremos os eliminando de nossa experiência. O que ocorre é justamente o oposto, conforme tais conflitos forem sendo negados por uma via, retornarão por outra e podem nos colocar em uma posição de maior fragilidade.

Ser positivo ou otimista pode trazer benefícios a várias pessoas, o que precisa ser questionado é quando essa positividade passa a um extremo, em que não há espaço para outros afetos.

Você tem conseguido expressar o que sente? Se quiser conversar sobre isso, entre em contato! Vamos agendar uma sessão.


Ana Luisa Perin

Psicóloga CRP 08/30624



Psicologia Clínica - Psicanálise - Análise - Psicóloga Curitiba - Positividade Tóxica

Posts recentes

Ver tudo