O que é luto e quais são as contribuições da Análise neste processo?
- Psicóloga Ana Luisa Perin

- 29 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de fev. de 2023
O luto não está relacionado apenas a morte de uma pessoa querida e corresponde a uma passagem necessária diante de alguma perda, assim, este é um processo que pode se referir tanto a morte de uma pessoa, quanto a perda de um emprego, o rompimento de um relacionamento e a perda de um ideal, por exemplo.
O luto é algo singular, pois pode ser vivenciado de várias formas. Porém, existe algo comum neste processo, que é o sentimento de dor e o fato de que este momento nos convoca a nos reorganizarmos e lidarmos com novas circunstâncias. Diante disso, é válido ressaltar que a elaboração do luto é necessária, contudo, o caminho a se percorrer para elaborar a perda não é algo simples e, frente a vivências dolorosas, há uma tendência de nos defendermos psiquicamente desenvolvendo sintomas para darmos conta da realidade.
Considerando isso, a terapia pode ser muito enriquecedora no enfrentamento do luto, já que ela possibilita que o sujeito seja acolhido, se questione sobre essa perda e as decorrências dela, que ele expresse sua dor e a vivencie a partir de sua singularidade, podendo ser concebidos novos sentidos diante do ocorrido.
Ana Luisa Perin
Psicóloga CRP 08/30624
Psicologia Clínica - Psicanálise - Análise - Luto



