top of page
  • Psicóloga Ana Luisa Perin

Você tem dificuldades em dizer não ao outro?

Esse desconforto é algo bastante comum e está relacionado a como nos constituímos como pessoas, assim, cada um que possui essa dificuldade a apresenta de acordo com traços bastante pessoais.

Existem pessoas que em sua história de vida compreenderam o dizer não como uma forma de condenar relações, então estão sempre atendendo a tudo que o outro lhe pede, mesmo que este pedido lhe custe muito emocionalmente. Esse mal estar que o dizer não provoca pode estar relacionado também a uma dificuldade de se posicionar, em confrontar e ser confrontado, o medo da rejeição, entre outros.

Se autorizar a dizer não pode ser libertador, é uma forma de você ser sincero e consistente com o que você acredita e deseja. É saber reconhecer e impor seus limites diante do outro. É uma possibilidade de se questionar sobre o que lhe agrada ou não. É uma oportunidade de estabelecer relacionamentos mais saudáveis, baseados em honestidade e respeito. É, acima de tudo, uma aposta, uma vez que, não sabemos qual será a reação do outro ao escutar o não, mas é uma aposta necessária para uma trajetória autêntica e coerente com o que você deseja para si.

Se você tem interesse em se questionar sobre seu posicionamento diante do outro, entre em contato, vamos agendar uma sessão.


Ana Luisa Perin

Psicóloga CRP 08/30624


Psicologia Clínica - Psicanálise - Análise - Relacionamentos

bottom of page