top of page
  • Psicóloga Ana Luisa Perin

Por que repito coisas que não desejo em minha vida?

Ao longo da vida é comum que se percebam alguns padrões que se repetem por meio de atitudes, posicionamentos, escolhas, entre outros, e frequentemente alguns sujeitos dizem que não desejam para si aquilo que repetem, porém continuam o fazendo.


A repetição tem a função de manifestar algum mal estar psíquico inconsciente, isto é, fazer um retorno a algum conteúdo inconsciente que lhe traz sofrimento. Nesse sentido, há uma tendência do sujeito não lembrar desse conteúdo, e assim o repete, como uma tentativa de retornar a esse passado para construir um novo futuro. Porém, esses processos podem ocorrer de forma silenciosa e sutil, sem que as pessoas os percebam em suas vidas, ou então sem que identifiquem o que as leva a repetir.


Em um trabalho analítico são feitos questionamentos em direção aquilo que se repete, dando voz a esses conteúdos, para que eles se manifestem por palavras e assim possa haver uma passagem da repetição para elaboração. A partir disso, cada um irá decidir o que fará com isso que se repete em sua vida.


E você? Identifica essas repetições em sua vida? Se quiser realizar um acompanhamento profissional entre em contato! Podemos agendar uma sessão.


Ana Luisa Perin

Psicóloga CRP 08/30624


bottom of page